terça-feira, 17 de junho de 2008

Cerveja gelada em 3 minutos!

Bem, essa não é pra ninguém adivinhar nada não... eu li uma reportagem hoje na Revista Vip (acho que é a do mês passado) aonde eles davam várias formas de gelar cerveja e o tempo que cada método demora pra chegar ao resultado ideal... todo mundo sabe que eu definitivamente naum sou um entusiasta da bebida preferência nacional, mas eu achei super interessante a idéia, já que eu to cansado de ver nego doido com esse lance de "ih, comprou quente, vamo ter que esperar pra caramba" ou "ih, esquentou" ou ainda "ih, congelou"... e por aí vai... como eu não estou com o meu scanner aqui comigo agora, vou transcrever a parte da reportagem que fala do mais bem-sucedido dos métodos, aí vai:


------------------------------------------------------

- Gelo, Álcool, Sal e Água:

Para cada saco de gelo, coloque (no isopor) dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor (acelerando ainda mais o processo). Os físicos chamam esse líquido de "mistura frigorífica".


obs.: logo ao lado, são explicados os outros processos concorrentes (a maioria inviável, como usar nitrogênio líquido e um extintor de incêndio de CO2) e, ao fim da reportagem eles explicam o "método vencedor" com o texto abaixo:


O VENCEDOR
Gelo, álcool, sal e água:

O extintor e o nitrogênio líquido são ultra-rápidos e inegavelmente bacanas, mas um é caro e o outro pode ser inacessível. já a mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de bala em 3 minutos - não é nenhum sacrifício esperar, né? - Um alerta: como a água fica muito fria, não é bom esquecer as latas e garrafas no isopor, porque depois de meia hora estarão tão estupidamente geladas que nem vai dar pra sentir o gosto da bebida. Lembre-se também de lavar a latinha ao tirá-la da mistura (por uma questão puramente higiênica). Caso insista em usar o método do extintor de incêndio, saiba que os de carro não servem, pois contem um pó tóxico.


-----------------------------------


Isso aí galera, deixando claro que não experimentei na prática a dica da revista, mas me pareceu fazer bastante sentido e uma ótima dica para os cervejeiros que esqueceram de botar a tal da breja pra gelar desde cedo...

1001 palavras também é utilidade pública! (ou não...)

4 comentários:

kadicoeldiablo disse...

hhhehehe

eu tb lí isso na VIP. (irmão-assinante)

é o canal pressa turma q gosta e breja.
mas eu sou partidário do "quentão" q nem vc... então isso não é problema meu! hehehehe


p.s.: q gostosa akela menina do sul q fez umas fotos, hein!?!?!

as mulheres da capa sempre são mais fracas do q as "extras".

Felix disse...

Anna Lara!!! Hahahaha, nem me fale dela, pelamordedeus! E ainda veio com aquele papinho de que o homem pra ela tem que ser inteligente e bem-humorado.... tá bom então... vou lá bater um papo com ela, se é assim! uauhauhauhauhauhuha

Anônimo disse...

O que eu já ouvi de professor maluco lá da facul é que uréia é muito bom p/ gelar cerveja.
Ah e naó é urina, antes que alguem pense bobagem.

Unknown disse...

Aeee! três minutinhos e já da pra beber mesmo! Nunca mais freezer hehehe!
Grande abraço!
E obrigado pela dica! e por me fazer virar alcoólatra... ehehehe...